I Sm 16. 14-23
Este relato bíblico mostra o rei Saul atormentado por espírito maligno com permissão de Deus.
Uns criados de Saul o instrui a buscar alguém que saiba dedilhar lira, por que segundo eles isso traria calma a Saul, prontamente o rei ordenou que se achasse alguém com essa qualidade. Um dos jovens disse que Jessé tinha um filho que sabia tocar, era valente, animoso, homem de guerra, sisudo em palavras, gentil presença e o Senhor era com ele.
Davi tinha ao menos sete qualidades que não é possível passar despercebido sem comentar uma a uma.
_Primeira: Davi sabia tocar, ou seja, o dedilhar de Davi na lira tinha unção, ele levava a questão de louvar a Deus muito a sério. Davi era crente, tinha a vida em cima do altar de Deus, tinha temor ao Senhor.
_ Segunda: Davi era valente, se tem uma coisa que Deus reprova é a covardia, é o medo, pois são coisas que paralisam quem as deixa ser possuídas por elas. Todo corajoso no fundo é um medroso, a diferença de um medroso para um corajoso está na atitude que ambos tomam diante das situações.
O corajoso ele tem medo, mas em compensação tem atitude de ir, mesmo com medo. Já o medroso ele fica estático, fica paralisado diante da situação que lhe causa medo, a diferença de ambos, corajoso versus medroso é uma linha tênue.
Percebe que na passagem de Juízes capítulo 7 versículo 3, Deus manda Gideão pedir para os medrosos e covardes voltarem, porque tanto um quanto o outro é um perigo para o corajoso, quando se está com medo ou acovardado isso geralmente contagia os demais.
Percebe se no texto de Josué 1. 1-9, Deus vai falar ao menos três vezes a Josué para ele não ter medo e ser corajoso.
Está é uma qualidade essencial para quem esta ou vai entra em batalha.
Terceira: Davi era animoso se tem uma coisa que Deus gosta é quando a pessoa é animada e "pra cima", ela precisa ser entusiasmada, aliás essa palavra quer dizer "possuído por Deus".
Quarta: Davi era homem de guerra, homem firme, que não volta atrás em seus objetivos, que defende sua pátria, sua nação.
Quinta: Davi era sisudo em palavras, ou seja, tinha palavra firme, que passa confiança, (Pv 17.20;Mt 5.37; ITm 3.8) Língua dobre, são pessoas que não tem firmeza no que fala.
Sexta: Davi era de gentil presença, ou seja, aquela pessoa que transmite alegria quando chega ao recinto, aliás a alegria é um fruto do Espírito ( Gl 5. 22: Fp 4.4).
Sétima e última: Davi tinha o Senhor em sua vida, tudo se resume nisso, ter o Senhor, o seu Espírito na vida é o suficiente para por desespero no Diabo.
Vemos o quanto Deus honra àqueles que honram o nome dele.
Eu imagino que quando Davi chegou na casa de Saul, estando ele atormentado por espírito maligno, Satanás pensou, vou ter que sair, esse aí tem a unção, tem o poder do Senhor nele.
O inimigo não tem medo de títulos, diplomas, posição social, ele treme quando depara com uma pessoa de oração e consagrada a Deus.